textos

diárias de bordo

Arte em tempo de coronavírus (306)

Arte em tempo de coronavírus (306)
09/06/2020

Artista sueca radicada no Brasil, Maria Alm apresenta “I turn around and face my fears”. Realizada com tinta acrílica e spray sobre tela, retrata a oposição entre a personagem isolada da direita, com os olhos bem abertos e as da esquerda, com olhos vazados, cegas. A primeira, contornada por uma aura dourada representa a coragem de enfrentar os desafios.

A imagem tem ecos do mito platônico da caverna em que o ser humano, que estava de costas para a luz, vendo a sua própria sombra na parede interna, toma, pelo conhecimento, a coragem de virar o corpo e contemplar a sabedoria, saindo das trevas. Analogamente, a protagonista da tela encara seus medos e se sente iluminada.

A energia poderosa que emana da personagem com olhos mostra claramente a importância do equilíbrio racional para enfrentar as mais diversas adversidades. Somente dessa maneira se torna possível enfrentar os medos do presente e caminhar em direção a um futuro. Olhar para os nossos medos é sempre a melhor alternativa, por mais dura que possa parecer.

É nos momentos de maior dificuldade que a coragem se manifesta. Enfrentar aquilo que se teme – no presente caso um microrganismo, invisível, que se dissemina pelo mundo e contra o qual não há remédios ou vacina – é uma maneira de não ser dominado pelo desconhecido. Para vencer um adversário, o melhor, como mostra Maria Alm, é tentar desvendá-lo.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br