textos

diárias de bordo

Arte em tempo de coronavírus (224)

Arte em tempo de coronavírus (224)
24/05/2020

Um fator muito rico na maneira como a pandemia vem interferindo no mundo das artes plásticas é observar como afeta trabalhos em andamento. Stephanus Moschini, por exemplo, vem desenvolvendo há algum tempo o tema “A Floresta invade a Cidade”, em que mostra justamente o difícil diálogo entre as esferas do mundo natural e o urbano.

Na obra “A natureza respira”, o assunto vem com novas características. Dentro do seu estilo de justapor numerosos elementos, como casas, barcos e prédios, o artista reflete como peixes e outros animais voltaram ao Rio Piracicaba, SP, com o atual momento de isolamento social e interrupção de numerosas atividades urbanas.

As pandemias originárias de zoonoses, como a COVID-19, por exemplo, são um reflexo das intervenções do homem no meio ambiente. Na busca desordenada pelo lucro, o ser humano invade a natureza e traz vírus, que sofrem mutações (e animais como o morcego e o pangolim provavelmente foram hospedeiros do novo coronavírus) antes de atacar pessoas.

A estética e a poética de Moschini se caracterizam pela multiplicidade de elementos e pela capacidade de gerar questionamentos. Ao tratar de como a raça humana vem cuidando mal do planeta, o artista alerta como a presente pausa forçada do desenvolvimento mostra que talvez seja necessário repensar modelos que busquem ganhar dinheiro a qualquer preço.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br