textos

diárias de bordo

Aula de mercado de arte

Aula de mercado de arte
12/05/2023

Se você quiser mergulhar, de uma maneira bem-humorada, criativa e misteriosa, inclusive com pitadas de horror, sobre o que é arte e como funciona o mundo das galerias e museus, não deixe de ver o filme “Velvet Buzzsaw”, de Dan Gilroy, disponível na plataforma Netflix.

 

Temos aí um prato cheio de motivações para reflexão. Cada personagem fornece importantes pistas para mergulhar no sistema da arte:

 

Jake Gyllenhaal interpreta um crítico de arte bissexual que influencia o mercado com seus pareceres aparentemente isentos, até que decide utilizá-los para agradar a amante;

 

Rene Russo é uma galerista sempre em busca de novos talentos desconhecidos, de artistas em ascensão ou de revitalizar talentos consagrados em crise criativa;

 

Toni Collette atua como consultora de um grande colecionador, negociando com galeristas e museus, fazendo valer o poderio econômico de se empregador;

 

Zawe Ashton representa a jovem funcionária que encontra, em um vizinho que morreu repentinamente, um artista nato e ascende no mercado colocando suas obras no circuito;

 

John Malkovich é o pintor célebre que busca a econexão com si mesmo para recuperar a força criativa;

 

Daveed Diggs dá vida a um criador talentoso indeciso entre permanecer em um coletivo independente ou fazer milionária carreira solo; e

 

Natalia Dyer atua como uma assistente de galeria que defende apenas os próprios interesses – e progride na carreira.

 

O filme funciona como um curso completo do mercado de arte, desvendado seus integrantes na prática cotidiana do mercado. Sucessos e fracassos são determinados por múltiplas variáveis, como qualidade de um trabalho, biografia do criador, currículo do descobridor e representante do artista. É muita complexidade, mas a obra de Gilroy dá conta – e muito bem!

 

Oscar D'Ambrosio

@oscardambrosioinsta

Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura

Mestre em Artes Visuais

jornalista, crítico de arte e curador.