textos

diárias de bordo

Arte em tempo de Coronavírus (18)

Arte em tempo de Coronavírus (18)
04/04/2020

 

As imagens têm um poder de comunicação já muito estudado e, às vezes, difícil de imaginar. Perante uma situação inédita, para a maioria da população, de isolamento social, elas se tornam ainda mais vigorosas. Declaram aquilo que muitas vezes tentamos colocar em palavras, mas não conseguimos.

Talvez isso ocorra porque tenhamos medo de nós mesmos, de ser capazes de expressar algo que a nossa mente engendra. Carolina Saidenberg, artista plástica de São Paulo, que participa de uma residência artista em Milão, Itália, online, sobre o coronavirus, está postando obras sobre o tema no perfil @saiden_art até dia 14 de abril quando acaba a residência. 

Esta obra é uma das que produziu nesse período de isolamento social. Trata-se de um dos sentimentos possíveis, cristalizado em imagens, sobre a quarentena e o que ela significa interiormente. É significativo que apareça a imagem de uma cobra, figura associada biblicamente, na tradição ocidental, ao mal, ao perigo e ao castigo.

Talvez uma leitura ainda mais significativa seja ver na serpente o estranhamento, pois se trata de um ser enigmático, principalmente pelo fato de não ter pastas e se arrastar pelo chão, mas poder estar em árvores ou na água, com um poder de ataque mortal. Ela, assim como o coronavírus, nos espreita a qualquer momento. E pode ser letal.

Mais informações: Http://carolinasaidenberg.com

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.