textos

diárias de bordo

Pintura com terra

Pintura com terra
25/02/2020

A pintura feita com terra é um autêntico ato de voltar para a natureza. Quem se propõe a mergulhar nessa jornada entra numa vereda repleta de conotações, pois, segundo boa parte das crenças, viemos do pó e a ele retornaremos, algo muito presente na cultura ocidental, associado aos mitos gregos de criação do ser humano e ao Antigo Testamento da Bíblia.

Quando Temajo, nome artístico de João Maria Teixeira, convida a dar passos nessa sua jornada, é preciso saber que estamos entrando numa caminhada em que a escolha das terras e a sua distribuição com pincel ou com madeirinhas traz o conceito de que o desenho de uma paisagem ou de uma figura qualquer recebe um novo sentido.

Existe um elemento que passa a estar presente que pode ser traduzido, não com perfeição, mas por aproximação, como “visceral”. As obras que têm a terra como matéria-prima passam a ser expressões das entranhas, tanto pelo desejo de criar de quem as executa como pela própria representação, que passa a ser a expressão de uma diferente experiência vivencial.

Trabalhar com a terra é moldar a própria vivência. O planejamento oriundo da seleção do material se soma àquilo que se deseja representar de uma maneira intrinsecamente conectada. Não se está então apenas perante uma obra de arte, mas sim de uma declaração de amor à própria vida, o que traz para o olhar lirismo e delicadeza poética ímpares.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Referência da imagemPico do JaraguáPintura com terras na cor original de cada solo (Obra Prima 2)Coleção Pós humano 4 . serie LL 27.

Referência do artista:https://www.atelierterra.com.br/wp/