textos

diárias de bordo

Entre o céu e a terra

Entre o céu e a terra
21/11/2019

Como bem apontava Shakespeare, na célebre fala do apaixonado Hamlet ao racional Horário, há entre o céu e a terra muito mais do que possamos imaginar. Há alegrias e encontros, mas também sofrimentos e situações mal resolvidas. Tudo se mescla das maneiras mais diversas. E transformar esses sentimentos e percepções em arte não é tarefa simples.

O desafio é imenso e apresenta um resultando instigante nos trabalhos apresentados pela ceramista Alejandra Dawi. Entre maio e junho de 2019, com essa proposta em mente, ela realizou, no Centro Cultural André Carneiro, em Atibaia, SP, a exposição justamente intitulada “Entre o Céu e a Terra”, que enfoca diversas questões contemporâneas essenciais.

O material, que pode ser remontado em diversas maneiras em distintos espaços motiva diversas reflexões sobre a diversidade humana, que se faz presente desde os barcos de refugiados em busca de porto seguro a representações de diversos povos e etnias e de “homens santos” de diversas crenças e religiões dispostos a estimular o amor universal.

Na Babel de línguas e de emoções que estamos imersos, Alejandra Dawi nos coloca como acrobatas sempre prontos a fazer o movimento mais apropriado, mas cientes do risco de que um passo em falso pode trazer drásticas consequências pessoais e coletivas. Dessa maneira, cada mente necessita escapar de tentações narcisistas para a buscar uma luz que permita a felicidade, entendendo-a como uma ação de bem-estar consigo mesmo e com o mundo.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.