artistas

Cecilia Vellutini

Cecilia Vellutini

Sob o signo da linha

Talvez a palavra “possibilidades” seja a melhor para definir os caminhos que a obra plástica de Cecília Vellutini apresenta. As veredas que ela pode percorrer são as mais diversas, todas elas marcadas pelo diálogo intenso, no mínimo, com dois elementos muito perceptíveis.
  O primeiro é a linha. Oriunda de sua formação como desenhista industrial e pelos anos que estudou arquitetura, ela se faz presente na maior parte de seu trabalho como importante elemento a estruturar o pensamento. Seja em retas a dividir a tela ou na forma de sinais, como círculos, estabelece um ritmo essencial para pensar o mundo.
  O segundo é a paixão pelas texturas. Tanto no uso de pós de mármore ou outros materiais, Cecilia busca efeitos que a agradem no processo de feitura e no resultado. Cada tela é um filho pródigo, num envolvimento emocional e afetivo em que a tendência é partir para uma maior ousadia na inserção de volumes e outros recursos.
  Geralmente monocromática, mas capaz de utilizar a explosão do vermelho como recurso para propiciar contraste entre áreas tanto na cor como nas texturas, Cecília Vellutini caminha rumo a um jogo em que o império da linha se alia ao uso de grafismos e ao império da textura na construção de seu poético reino plástico.