artistas

Alexander Borba

Alexander Borba

Outro olhar urbano

A arte da fotografia é um universo do olhar por excelência. Cabe ao artista o desenvolvimento de uma determinada forma de ver o mundo. Ele tem toda a realidade à sua disposição e seleciona um fragmento para transformá-lo em imagem. Desse processo se conclui uma interpretação pessoal do mundo.
  Alexander Borba cria com sua arte, fotografias que sofrem interferência por meios digitais à guisa de um ação próxima da pictórica, uma peculiar espécie de ocupação do espaço. Realiza em suas imagens intervenções urbanas marcadas pela irreverência.
  Vale-se de fotografias de locais como Amsterdam e Nova York e lhes dá uma diferenciada aparência. Com o uso de cores quentes e inserções de adesivos, pichações e efeitos de grafite, gera, com seu olhar, novas realidades plásticas. De certo modo, desconstrói a cidade para lhe dar outro aspecto.
  O que se vê não é mais aquilo que existe, mas algo que o artista cria com a sua forma de ver. Há em suas maneiras de dialogar com os espaços que escolhe uma interpretação particular e crítica do mundo citadino no sentido de estabelecer a sua estética com os efeitos que a tecnologia digital permite.