artistas

A D Silva

A D Silva

Um olhar sobre o mundo

Aloísio Dias da Silva, que assina seus trabalhos como A D Silva, apresenta em sua obra pictórica duas vertentes que se relacionam pela forma como são feitas. De um lado, existe a preocupação com importantes temas sociais, como a saúde, que o leva a pintar sobre dengue, drogas e sedentarismo. Há também uma linha que ilustra assuntos bíblicos.
  Ambos têm em comum um olhar atento e a busca de uma interpretação que mobilize o observador. Seus quadros não são meramente para serem vistos com passividade, mas para serem absorvidos lentamente. Existe muito para ver. Os numerosos detalhes demandam a contemplação atenta que gera uma participação visual.
  Nascido em Presidente Venceslau, SP, em 13 de dezembro de 1947, tem admiração por José Antonio da Silva, Waldomiro de Deus e Ranchinho. Em Marília, conheceu o mestre Braz Alécio. Ourives, A D Silva desenvolve, a partir dessas e outras admirações,  uma obra com expressões em pintura, escultura e modelagem.
  Radicado em Marília, oferece ao observador de sua pintura riqueza de detalhes e um certo gosto pelo retrato de grupos de pessoas, vistos como elo maior de sua arte. A D Silva pinta gente, porque fala dela, dos seus problemas e da sua sensibilidade, seja pelo fato de habitarem no mundo urbano, por trabalharem no mundo rural ou por serem a razão de ser da Bíblia, escrita como forma de ensinamento aos homens.
  A forma de A D Silva apresentar a sua pintura é um ato amoroso. Trata-se de uma espécie de Davi a enfrentar os Golias do mundo, insistindo, pela sua arte, em portar uma mensagem de delicadeza e sensibilidade, mas também marcada pelo inconformismo, que o motiva a não aceitar o entorno passivamente, realizando a sua releitura crítica por meio da pintura.